Qual o perfil das vitimas de Bullying?
Segundo alguns estudos é possível considerar que uma das
principais caraterísticas das vítimas de bullying se relacionam com o facto de
serem essencialmente passivas, mostrando alguma tendência para a insegurança e
incapacidade de se defenderem. No mesmo sentido, as vítimas evidenciam alguma
ansiedade e mostram alguma solidão e abandono na escola, revelando uma baixa
autoestima, reagindo aos ataques com choro e retração. Em suma estes indivíduos
apresentam alguma característica que os posicionam em desvantagem segundo o
ambiente em que vivem.
Como consequência do bullying, geralmente, as vítimas
podem apresentar alguns sintomas relacionados com distúrbios do sono, problemas
de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de
ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos (como
desejo de morrer, entre outros). Em muitos casos as vítimas chegam a recorrer a
tratamentos psicológicos, como terapias para suavizar os traços deixados pelas
agressões.
Em modo de conclusão, é fundamental compreender que as vítimas
de bullying não têm culpa em sofrer estes ataques e ofensas. Neste sentido,
gostaria de frisar claramente que ninguém
merece sofrer bullying e as crianças que mostram comportamentos que aborrecem
ou divertem os seus colegas mesmo assim têm o direito de serem tratadas com
dignidade e respeito, como qualquer outro.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HnCCvCJljTQ

Comentários
Enviar um comentário